Topo Acupuntura

Acupuntura Sistêmica

Acupuntura Sistêmica Foto

A acupuntura sistêmica foi a precursora de todas as demais. Os chineses descobriram há milênios que pelo corpo todo percorrem canais de energia (meridianos) que ajudam a manter seu equilíbrio e harmonia. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o excesso ou a falta de energia de algum meridiano é a causa das doenças físicas, desequilíbrios emocionais e mentais. Agulhas* especiais são inseridas de forma indolor e superficialmente na pele, em pontos do corpo com o intuito de se devolver o equilíbrio perdido, aliviando dores, tratando e ajudando a prevenir doenças.

Acupuntura Auricular

Acupuntura Auricular Foto

A orelha, se observada atentamente, assemelha-se a um feto de cabeça para baixo. Assim, os locais onde estão distribuídos órgãos, vísceras e todas as outras partes, relacionam-se com os mesmos no corpo. Para se tratar as enfermidades, estimulam-se esses pontos aproveitando os reflexos que os mesmos exercem sobre o sistema nervoso central. A estimulação adequada dos pontos regula a corrente energética por todo corpo, promovendo com isso a obtenção de saúde e bem estar. Alem dos efeitos curativos imediatos, tem efeitos preventivos, fazendo com que o organismo gere energia suficiente para evitar as possíveis doenças.

Quiroacupuntura

Quiropraxia Foto

A quiroacupuntura ou acupuntura da mão baseia-se no princípio de que “a mão é o corpo em miniatura”. O dorso da mão representa as costas, sua parte interna representa a frente. O dedo polegar juntamente com o dedo mínimo representam os membros inferiores (pernas), o indicador e o anelar os membros superiores (braços) e o dedo médio representa a cabeça e parte do tronco. Através do dorso da mão tratamos as costas, tudo que envolve coluna, etc.; na parte interna estão distribuídos os órgãos e todo o restante do corpo. Diferentemente da orelha, na mão os pontos percorrem caminhos de energia denominados micro-meridianos. Através de técnicas de sedação, tonificação, aquecimento e resfriamento são tratadas as causas de várias doenças. Para o tratamento na mão, pequenas agulhas*, próprias para esse fim, são inseridas em pontos dos micro-meridianos, restabelecendo o equilíbrio e eliminando os sintomas e as doenças.

Moxabustão

Moxa FotoA moxa é a queima de uma erva (Artemísia**) ou o aquecimento dos pontos de acupuntura. O calor provoca estímulos sobre pontos dos meridianos que regulam o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, atuam eliminando dores e inflamações e proporcionando bem-estar

Quiropraxia e Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica que oferecemos é uma mistura de várias técnicas como:

• Shiatsu
  • Do-in
  • Ayurvédica
  • Quiro prática
  • Massagem esportiva

Quiropraxia Foto 01A estagnação da energia no organismo provoca desequilíbrios físicos e mentais. O primeiro estágio é um sutil congestionamento energético ao longo dos meridianos, que causa distúrbios neuro-vegetativos ou funcionais. Através da massagem terapêutica pode-se restabelecer o fluxo nos catorze meridianos principais da acupuntura e nos meridianos extras, atingindo o bem estar físico, emocional e mental.

Na técnica de massagem terapêutica utilizamos:

• Pontos dos meridianos
  • Percurso dos meridianos
  • Manobras da quiropraxia
  • Exercícios respiratórios

Quiropraxia foto 02

Na massagem terapêutica utilizamos óleo e pó de mesocarpo de babaçu de coco.

Utilizamos o método Jinju, criado pelo Mestre Song Un Kim.

Cone Chinês

Cone Chinês FotoTécnica milenar chinesa de desobstrução dos ouvidos, nariz e garganta. Para o procedimento, utilizamos cones confeccionados com cera de abelha e própolis. Indicado para perda de audição por bloqueio de secreções, zumbido nos ouvidos, labirintite, tonturas de causas desconhecidas, otite, sinusite, rinite e alergias.”

Relaxamento Neuromuscular Controlado

Relaxamento foto

Todos os músculos do corpo recebem enervação do cérebro e transmitem a ele o seu estado muscular de tensão ou de relaxamento. Agimos sobre a musculatura voluntária. É um exercício de influência benéfica para o descanso físico e a saúde mental, eliminando o estresse. Essa técnica favorece , através de mensagens enviadas para o inconsciente, o desbloqueio psíquico, criando estados mentais positivos de auto confiança, dando novo ânimo e disposição mental, emocional e física.

*Todas as agulhas são esterilizadas, hermeticamente embaladas e descartáveis.

**Planta composta, cujas folhas servem para a fabricação de medicamentos tradicionais, tanto para beber quanto para uso externo.

Otávio Rodrigues de Oliveira - Foto

Otávio Rodrigues de Oliveira – Terapeuta e Acupunturista